Frente fria pode aliviar onda de calor em Goiás no fim de semana
- 16/11/2023
- 0 Comentário(s)

Na foto, como restar se a borracha da geladeira precisa ser trocada
O goiano pode ter um alívio no calor no final de semana: uma frente fria vinda do Sudeste brasileiro vai ajudar a amenizar a onda de calor em Goiás neste fim de semana.
O serviço de meteorologia no Estado informa que a sexta-feira (17/11) tem previsão de predomínio de sol e possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas devido à combinação de calor e umidade proveniente da região Norte do Brasil. As temperaturas máximas continuam elevadas e a umidade relativa do ar segue em declínio em todas as regiões do Estado.
Já no sábado (18/11), o avanço da frente fria vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuvas, podendo resultar em temperaturas mais amenas e uma melhora significativa da umidade relativa do ar em todas as regiões de Goiás.
Energia
A Equatorial informou que o consumo de energia elétrica está batendo recorde em Goiás. E para evitar surpresas na hora da conta, a Rádio Caraíba preparou dicas de economia.
Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras
Faça revisões periódicas, com profissionais capacitados, das borrachas de isolamento das portas e sensores de temperatura, para evitar consumo excessivo. Faça o teste: feche a porta da geladeira em cima de uma folha de papel. Se ela não ficar totalmente presa ou se soltar com facilidade é por que a borracha precisa ser trocada.
Organize os alimentos para que você possa encontrar o que precisa rapidamente e ficar o mínimo de tempo com a porta. Organize-se de forma que toda vez que abrir a geladeira retire tudo o que precisa. A abertura com freqüência faz o ar quente exigir mais energia para resfriar e atingir novamente a temperatura ajustada.
Não utilize a parte de trás para secar objetos.
Degele e limpe a geladeira com frequência.
Não forre as prateleiras, isso dificulta a circulação interna do ar.
Instale o aparelho em um local bem ventilado, longe do fogão, aquecedor e áreas expostas ao sol.
Limpe a grade traseira da geladeira periodicamente. A gordura e sujeira que acumula nessa grade dificulta a troca de temperatura e provoca maior gasto de energia. Faça a limpeza com o equipamento desligado da energia e seguindo as orientações do fabricante.
Ar condicionado
Ao adquirir novos equipamentos, escolha os modelos mais econômicos, com selo Procel de eficiência energética com classificação A, a mais econômica.
Evite entrada de sol no ambiente refrigerado e instale a unidade externa do aparelho (condensadora) em local com boa circulação de ar.
Ajuste a temperatura para 23°C ou mais. As temperaturas mais baixas podem não ser alcançadas e fazer o aparelho trabalhar o tempo todo em potência máxima.
Mantenha os filtros de ar limpos, bem como as grades de troca de calor da unidade externa (condensadora).
Compre o equipamento com potência adequada ao tamanho do ambiente onde pretende instalá-lo.
Um aparelho do tipo split, com potência entre 10.000 e 15.000 BTU’s, usado 8 horas por dia, consome em média 194 kWh no mês, que pode corresponder a mais de R$ 160,00 na conta de energia.
Em períodos de condições extremas, como agora, o impacto na conta de energia pode ser bem maior.
Chuveiro elétrico
Feche a torneira para se ensaboar.
Tome banhos rápidos e, se possível, com a chave de temperatura na posição "verão", o que pode reduzir o consumo em até 30%.
Compre sempre chuveiros de menor potência, preferencialmente até 4.000 Watts, que consomem menos.
Limpe com frequência os orifícios de saída de água. Se não estiverem limpos, haverá menos água e o chuveiro terá que ficar mais tempo ligado.