​Deputados pedem que igreja evangélica de Rio Verde seja investigada por 'cura gay' após morte de Karol Eller

  • 17/10/2023
  • 0 Comentário(s)

​Deputados pedem que igreja evangélica de Rio Verde seja investigada por 'cura gay' após morte de Karol Eller

Na última segunda-feira (16), os deputados federais do PSOL Erika Hilton (SP), Pastor Henrique Vieira (RJ) e Luciene Cavalcante (SP) acionaram o Ministério Público Federal (MPF) pedindo que a igreja Assembleia de Deus de Rio Verde seja investigada por promover a prática de “cura gay“. De acordo com publicação do site MAIS GOIÁS, os deputados apontam que a congregação é responsável pelo retiro “Maanaim“, que supostamente oferece serviços para “converter” jovens homossexuais e bissexuais à heterossexualidade. O local teria sido frequentado pela influenciadora digital Karol Eller, que morreu na última quinta-feira (12), em São Paulo, aos 36 anos.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a morte de Eller foi registrada como suicídio no 27º Distrito Policial da capital. O episódio teria ocorrido um mês após a influencer anunciar a sua “conversão“.
Na representação, conforme a publicação, os deputados alegam que “Os tratamentos de ‘cura gay‘ são verdadeiras práticas de tortura e agressão a toda população LGTBQIAPN+, cuja orientação sexual ou designação de gênero são características inerentes a cada sujeito, sendo impossível sua alteração”. Os políticos ainda afirmam que o retiro promovido pela Assembleia de Deus de Rio Verde também ocorre em outras localidades do país, e pedem que o MPF investigue esses casos.
Os deputados destacam que a prática da ‘cura gay’ é vedada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e sugerem que seja movida uma ação pelos crimes de homotransfobia, tortura psicológica e incitação ao suicídio.
Alegam também que o CFP proíbe terapias de reversão sexual em pessoas LGBTQIA+, sob o argumento de que não é possível curar uma doença que não existe.
“A conduta criminosa de tratamento de cura gay deve ser imediatamente coibida, assim como investigadas as vítimas já submetidas a tamanha violência, para que vidas sejam preservadas”, diz a representação.
Ao site o pastor Wellington Rocha, responsável pela Assembleia de Deus de Rio Verde, teria afirmado não promover a ‘cura gay‘ na igreja. “Não existe nada de verdade nisso. Não sabemos qual o objetivo desse pessoal [deputados]”.

A direção do retiro, conforme o site, disse que “a Karol conheceu o Maanaim através de uma live na qual ela fez dizendo que iria tirar a sua vida. Nessa live o pr. Welligton ofereceu ajuda e, desde então, eles começaram uma amizade. Ela veio em Rio Verde pela primeira vez e participou do retiro, como qualquer outro culto“, disse a organização, acrescentando que “Jamais foi imposto a Karol a obrigação de virar hetero. Auxiliamos ela financeiramente, emocionalmente e espiritualmente, com ajuda psiquiatra, psicóloga e acompanhamento pastoral“, acrescentou o retiro, dizendo que Karol “tinha um carinho enorme pelo pastor Wellington”.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Foi Intenso

Zé Neto e Cristiano, Ana Castela

top2
2. Mais Tocadas Carnaval 2026

Top Brasil

top3
3. Ilusão de Ótica

Matheus & Kauan

top4
4. Gaivota

Jorge & Mateus, Matheus e Kauan

top5
5. Sonho Lindo

Biguinho Sensação Part. RaqueldosTeclados‬

top6
6. Medo

Julia Rafaela

top7
7. Bombonzinho

Irarel e Rodolfo Partic. Ana Castela

top8
8. Sua boca mente

Djavu

top9
9. Torre Eiffel

Manu Bahtidão, Guilherme e Benuto

top10
10. Seu Desejo - De volta pro amor

Yara e Alessandro


Anunciantes